sábado, 10 de agosto de 2013

Devocional com Deus


CÉU E INFERNO
( Por: Pr.Moisés Utrera)

Introdução: Não são poucos os equívocos e concepções errôneas com respeito ao Céu e ao Inferno. Grande parte desses erros tem origem em especulações, conjecturas e esperanças ou mesmo no desespero daqueles que perderam entes queridos e que, por sua tristeza, permitem ideias que não suportariam ser examinadas à luz das Escrituras.
Entretanto muitas informações existem nas Escrituras acerca do Céu e do Inferno, o que nos fornece um quadro claro acerca do destino eterno daqueles que partem deste mundo tanto na gloriosa esperança da ressurreição quanto para a perdição eterna.
Como será o Céu?           
O destino final da Igreja é a habitação na eterna presença de Deus. A Bíblia e a doutrina cristã chamam isto de “céu”.         
                                                                                                                                   
Como é o Céu? Quando as pessoas perguntam qual a crença do cristão sobre o Céu, não é possível dar uma resposta precisa e detalhada. As razões são óbvias. Como seria possível explicar a um índio que vive na selva como é a cidade grande? Todavia, tanto os selvagens como o citadino (aquele que habita na Cidade) vivem no Planeta Terra, respiram o mesmo ar e gozam do mesmo sol. Mas o Céu, como quer que ele seja, deve ser fundamentalmente diverso. Sua definição está quase além do entendimento humano.         
                                                                       
A coisa mais importante que podemos dizer é que o Céu é onde Deus está. Em termos do Livro de Apocalipse, “... Deus habitará com eles (homens)...” (Ap21. 3).O ponto alto da história bíblica da redenção de Deus é “a Cidade Santa”, Deus com seu povo. Em tal comunidade, “... Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” e não haverá nem pranto, nem luto, nem dor, “porque as primeiras coisas passaram” (Ap21. 4). Quanto a isto é importante saber ainda:   
                                          
1. O Céu é um lugar real, literal.  Lendo João 14.2,3 vemos que por duas vezes Jesus chama o Céu de Lugar. Este mundo é apenas a antes sala do próximo. Esta existência é breve e incidental em relação às alturas eternas da próxima. O coração, em seu anseio por algo melhor, apoia a conclusão  de que deve haver um lugar para nós, após a morte física. Realmente o Céu é um lugar real, literal, físico. É um lugar na presença de Deus, um lugar que Cristo nos está preparando.     
                                                   
2. O Céu é um lugar espaçoso (Ap7. 9). Se Jesus criou o mundo em seis dias, com os animais, o firmamento e os seres humanos – toda a Sua criação é realmente maravilhosa e ultrapassa a todo entendimento – qual não deve ser o lugar que Ele vem preparando há mais de 2.000 anos?, Os capítulos 21 e 22 do livro de Apocalipse falam das belezas desse lugar.                                                  
3. O Céu fica em cima (At 1.9/ 2Rs 2.11/ 2Co 12.2,4/ Ap21.2). Sim, o Céu reserva maravilhosas perspectivas para aqueles que foram lavados no precioso sangue de Cristo; e, verdade é que, onde quer que esteja o Céu está vinculado às bênçãos de Deus, em Seu Filho, Jesus Cristo.     




A Realidade do Inferno:                                   
                                                                                                                                        
No NT há três palavras diferentes, no grego, que são traduzidas pela mesma palavra INFERNO em português, são elas HADES, GEENA e TÁRTARO. Na verdade, essas três palavras gregas têm basicamente significados diferentes:                                                                                                                         
1. HADES é o SHEOL  – é o lugar onde os espíritos dos mortos iníquos aguardam a ressurreição (Lc 16.23).        
                                                                                                              
2. GEENA, por outro lado, refere – se ao inferno em relação ao castigo eterno (Mt 10.28). É o lugar para onde irão os injustos após o julgamento do Grande Trono Branco.                                                              
3. TÁRTARO é usado para referir – se à prisão dos anjos caídos (Jd v.6).                                                                                          
Quanto ao Inferno, é importante saber:                                                                                                                    
a)O inferno é antítese do Céu (Mt11. 23).                                                                                                            
b)Cristo prometeu fazer a Sua Igreja triunfar sobre o Inferno (Lc 16.23).                                                               
c)No Inferno há vida consciente e sofrimento eterno (Lc 16.23).                                                                
d)Deus tem poder de matar o corpo e lançar a alma no Inferno (Mt 10.28).                                                                           
e)A indisciplina dos nossos membros pode ser causa de condenação do corpo ao Inferno (Mt 5.29).  

g)Não há escape do Inferno para o impenitente (Mt 23.33).                                                           


h) O Inferno é um lugar de sofrimento eterno e de eterna separação do Salvador (Mt 13.42,49,50/ Mt 25.41).


Conclusão: Deus não deixou nada as escuras para nós, quanto à vida e quanto à morte, quanto o céu e quanto ao inferno, também revelou a nós todo seu Plano de Redenção, falou também sobre a queda de nossos primeiros Pais, e de como fomos destituídos de sua glória por causa do pecado e da necessidade, que temos de voltar para Ele, diante disso, façamos nossa escolha, o que queremos! A Vida ou a Morte? O Céu ou o Inferno? Fato é que só temos está vida para decidir, as escolha que fizermos hoje é que vai determinar nossa Eternidade com Deus ou sem Ele. Por isso Pense Nisso! Decida – se e faça sua escolha ah! Outros sim, o fato de você ficar indeciso e não se decidir e chegar a sua hora e você Morrer sem decidir infelizmente, você estará incluído (a) no grupo dos que escolheram a morte. (João 3.16 a 18).  

Pr.Moisés Utrera - Pastor dirigente da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico de Pitangueiras (Congregação do Campo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


IEAB Jaboticabal - Avenida Madre Paula, 591 - Jardim Paulista - Jaboticabal S.P


View Avivamento Biblico de Jaboticabal in a larger map

Áudio de Texto